Hambúrger Caseiro

hamburger principal

A receita de hoje é super fácil e uma DELÍCIA!

Estávamos assistindo “Cozinha Prática” na GNT, e na hora que vimos essa receita o marido falou: faz pra miiiim??? E eu coloquei ele pra ajudar rs!

Ingredientes:

Para o hambúrger:

500 gr de carne moída (no programa ela usou fraldinha, a gente usou maminha e ficou uma delícia. O importante é ter gordura na carne, pra ele ficar suculento. Nada de carnes magras!)

1 colher de sopa de água gelada

1 colher de sopa de azeite

Sal a gosto

Para o molho:

2 colheres de mostarda de dijon

1/2 xícara de água

1 xícara de creme de leite fresco

hamburger1

Primeiro, pegue a carne moída (o ideal é que ela esteja BEM gelada), e misture a água e o azeite bem rapidinho com as mãos.

hamburger2

Faça bolinhas com as mãos mesmo, e depois achate para formar o hambúrger. Deixe as bordas bem retinhas para não queimar. Com as 500 gramas conseguimos fazer 4 hambúrgers. Se for para comer com pão, o ideal é fazer um pouco maior que o pão, que quando colocado na frigideira ele diminui um pouco.

hamburger3

Eu cortei pedacinhos de papel manteiga e fui colocando os hambúrgers neles, que assim fica mais fácil na hora de colocar na frigideira. Depois de moldados, é hora de temperar. Coloquei apenas sal e acho que foi mais do que suficiente!!

hamburger4

Coloque-os na frigideira, e vire de 1 em 1 minuto. O fogo precisa estar alto e a frigideira bem quente!! Se vc gosta de hambúrger bem passado, deixe 6 minutos, se mais mal-passado, 4 já dá!

hamburger5

Não se preocupe com os “quemadinhos” na frigideira. Eles vão dar um gostinho extra no molho de mostarda!

hamburger6

Depois de fritar todos os hambúrgers, é hora de fazer o molho. Na mesma frigideira, coloque a água (que vai soltar os “queimadinhos”), a mostarda e o creme de leite fresco.

hamburger7

Misture bem até dar uma engrossadinha. E depois, é só servir!!

hamburger8

O hambúrger ficou super suculento e molhadinho! E vale a pena também tentar outras combinações, com batatas ou com arroz e feijão mesmo! Uma delícia!

Anúncios

2 comentários sobre “Hambúrger Caseiro

  1. Paula,
    Esses “queimadinhos” da frigideira não estavam um pouco amargos? É assim: qualquer proteína (especialmente carne vermelha) tem açúcar, que em contato com superfícies quentes (a frigideira) passam por um processo chamado “reação de Maillard”, que é uma espécie de caramelização. O sabor desse tostadinho faz toda a diferença em qualquer receita e é por isso que é importante ter paciência para selar as isquinhas e cubinhos de carne quando fazemos picadinho, estrogonofe, etc. Mas, como qualquer açúcar, se esse “caramelo” passar do ponto, escurece muito e amarga. Por isso, no ex do picadinho/estrogonofe, entre cada “leva” de isquinhas, é importante deglaçar a panela (que nada mais é do que, depois que tirar a carne, pingar um líquido, raspar e tirar – guardar em separado pra reagregar à preparação depois). Na sua foto (desculpa, pode ser a luz, pode ser a cor da panela…), mas parece que o queimadinho passou um pouco, ao invés de marrom parece estar pretinho. Tenta abaixar um pouco o fogo. Você vai ver que o sabor desse tostadinho vai ficar melhor. Estou intrometida, mas é que adoro esse assunto e quis dividir um pouco do que aprendi na facul de gastronomia. Depois me conta. Beijo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s