Bolo de Brigadeiro com Morango

morangos

Essa receita é super simples, e o bolo fica lindoooo!! Confesso que não fotografei o passo a passo da massa do bolo, mas não tem segredo!

Ingredientes:

Massa:

4 ovos

4 colheres de sopa de chocolate em pó

2 colheres de sopa de manteiga

3 xícaras de farinha de trigo

2 xícaras de açúcar

2 colheres de chá de fermento

1 xícara de leite

Essa massa é bem curinga no quesito “bolo de chocolate”. Vc não precisa necessariamente rechear o bolo com brigadeiro, pode fazer um creme com côco, limão, ou uma calda mole de chocolate mesmo!

Bata os ovos, o açúcar e a manteiga na batedeira. Depois vai acrescentando a farinha, o chocolate e o leite. Bata até ficar homogênea. Tire da batedeira, adicione o fermento e misture-o com uma colher.

Unte a forma e levar a fogo médio por cerca de 25 minutos.

Nesse caso (que vai recheio no meio) eu fiz um experimento de dividir a massa em duas partes, e colocar em duas formas iguais. Até que deu certo, mas as duas partes ficaram muito altas, então eu sugiro que coloque toda a massa em uma forma só e depois corte no meio na horizontal para rechear.

Recheio:

2 latas de leite condensado

4 colheres de sopa de chocolate do padre

2 colheres de sopa de manteiga

Aqui é só fazer um brigadeiro mole, misture os ingredientes em uma panela e leve a fogo baixo, até que ele desgrude do fundo da panela.

Ai é hora de rechear.

morango1

Pique os morangos (eu usei quase 1 caixinha), coloque metade do brigadeiro sobre o bolo frio, e vá colocando os morangos por cima.

morango2

morango3

Depois de cobrir todo o bolo com os morangos picados, coloque a outra metade do brigadeiro por cima, e depois a outra metade do bolo.

morango4

Por último, faça mais uma lata de brigadeiro, e cubra o bolo. Eu enfeitei com uns morangos por cima!

morango5

Ficou lindo né???

Brownie time!

brownie

Juro, essa receita é do melhor brownie do MUNDO!

Eu não gosto de amêndoa, castanha, amendoim, nozes, nada “seco”, então fiz ele sem nada, mas se quiser pode adicionar “nuts”.

Essa receita faz 1 forma 20×20 cm.

Ingredientes:

85 gramas de chocolate meio amargo picado

100 gramas (1 tablete) de margarina

265 gramas (1 1/3 xícaras) de açúcar

2 ovos grandes

½ colher de chá de sal marinho ou ¼ colher de chá de sal normal

85 gramas de farinha (2/3 xícara)

Pré aqueça o forno a 180°C e unte a forma com manteiga e farinha. (na foto está só com manteiga, mas eu colocaria a farinha também, pq só com a manteiga “fritou” a borda dele).

brownie1

Pique o chocolate em pedaços bem pequenos, ou faça raspas igual eu fiz. Isso faz ficar mais fácil na hora de derreter e não precisa do banho maria.

brownie2

Em uma panela, derreta o tablete de manteiga, e quando estiver completamente derretido, acrescente o chocolate. Vá mexendo até que o chocolate derreta. Você também pode fazer isso no microondas, colocando para esquentar de 30 em 30 segundos e mexendo nos intervalos.

brownie3

Tire do fogo e acrescente o açúcar, depois os ovos (um de cada vez) e  o ingrediente secreto: o sal! Sempre mexendo entre um ingrediente e outro. Para misturar melhor, troque a colher normal por um fouet (batedor de ovos).

brownie4

Por ultimo, acrescente a farinha aos poucos e misture até a massa ficar consistente. Juro, é a massa mais linda e apetitosa que eu já fiz!! O brilho dela é incrível, fora a consistência que também é maravilhosa!

brownie5

Despeje a massa na forma, e coloque no forno de 20 a 30 minutos.

Esse brownie fica incrível, meio “puxa puxa” sabe? Achei top! E depois de pronto vc pode contar com forminhas para bolachinhas, fica super fofo!

brownie6

Hambúrger Caseiro

hamburger principal

A receita de hoje é super fácil e uma DELÍCIA!

Estávamos assistindo “Cozinha Prática” na GNT, e na hora que vimos essa receita o marido falou: faz pra miiiim??? E eu coloquei ele pra ajudar rs!

Ingredientes:

Para o hambúrger:

500 gr de carne moída (no programa ela usou fraldinha, a gente usou maminha e ficou uma delícia. O importante é ter gordura na carne, pra ele ficar suculento. Nada de carnes magras!)

1 colher de sopa de água gelada

1 colher de sopa de azeite

Sal a gosto

Para o molho:

2 colheres de mostarda de dijon

1/2 xícara de água

1 xícara de creme de leite fresco

hamburger1

Primeiro, pegue a carne moída (o ideal é que ela esteja BEM gelada), e misture a água e o azeite bem rapidinho com as mãos.

hamburger2

Faça bolinhas com as mãos mesmo, e depois achate para formar o hambúrger. Deixe as bordas bem retinhas para não queimar. Com as 500 gramas conseguimos fazer 4 hambúrgers. Se for para comer com pão, o ideal é fazer um pouco maior que o pão, que quando colocado na frigideira ele diminui um pouco.

hamburger3

Eu cortei pedacinhos de papel manteiga e fui colocando os hambúrgers neles, que assim fica mais fácil na hora de colocar na frigideira. Depois de moldados, é hora de temperar. Coloquei apenas sal e acho que foi mais do que suficiente!!

hamburger4

Coloque-os na frigideira, e vire de 1 em 1 minuto. O fogo precisa estar alto e a frigideira bem quente!! Se vc gosta de hambúrger bem passado, deixe 6 minutos, se mais mal-passado, 4 já dá!

hamburger5

Não se preocupe com os “quemadinhos” na frigideira. Eles vão dar um gostinho extra no molho de mostarda!

hamburger6

Depois de fritar todos os hambúrgers, é hora de fazer o molho. Na mesma frigideira, coloque a água (que vai soltar os “queimadinhos”), a mostarda e o creme de leite fresco.

hamburger7

Misture bem até dar uma engrossadinha. E depois, é só servir!!

hamburger8

O hambúrger ficou super suculento e molhadinho! E vale a pena também tentar outras combinações, com batatas ou com arroz e feijão mesmo! Uma delícia!

Receita: Doce de Banana Especial

docedebanana1

 

Ontem, véspera de feriado, eu e o marido estávamos em casa no fim da tarde, e ele sugeriu que eu usasse as mil bananas que tinha em casa de algum jeito. Na hora pensei: Doce de Banana!!

Essa receita é da minha mãe, que nem lembra mais a fonte de tão antiga que é, e sempre que sobrava umas bananas em casa ela fazia esse doce. Pra mim é o melhor doce de banana do mundo, com esse creminho de gemada que fica “crocantinho” e a banana por baixo… top!

Ingredientes:

8 bananas nanicas (eu fiz com banana prata e da terra que eram as que tinha em casa, mas se vc for comprar bananas pra fazer esse doce, compre nanicas).

1/2 colher de sopa de margarina

5 gemas

15 colheres de sopa de açúcar

1 colher de chá de canela

docedebanana2

 

Descasque as bananas e corte-as de comprido.

docedebanana3

 

Aqueça a margarina em uma frigideira e frite as bananas. Deixe “queimar” mesmo em baixo, para aquele pretinho ficar grudado na frigideira. Isso é essencial para a gemada ficar com um gostinho a mais.

bolodebanana4

 

Conforme vc for tirando da frigideira, já vai organizando elas na pirex. O ideal é fazer pelo menos 2 camadas de banana! Se vc achar que ficou pouca banana, corte mais e coloque na frigideira!

docedebanana5

 

Depois de fritar as bananas, é hora de fazer a gemada. Separe as gemas das claras, e adicione as 15 colheres de açúcar. Não jogue as claras fora!!! Guarde para fazer um suspiro depois rs!

docedebanana6

 

Bata bastante o açúcar e as gemas, até ela ficar consistente e num tom de amarelo clarinho. Por último adicione a canela e mexa mais um pouco.

docedebanana7

 

Com a gemada pronta, coloque-a na mesma frigideira que as bananas foram fritas, e com fogo baixo, vá mexendo e soltando os “queimadinhos” da banana para que eles se misturem a gemada. Quando ela começar a soltar do fundo e ferver, desligue o fogão e despeje na travessa das bananas. Aí é só levar para gelar e pronto!

docedebanana8

 

Fica top!

Receita: Pavê de brigadeiro

pavedebrigadeiropricipal

 

Isso mesmo, essa receita é ultra fácil, e sempre foi uma das minhas especialidades. Na verdade, brigadeiro e seus derivados sempre foram minha especialidade, desde bem novinha.

pavedebrigadeiro_ingredientes

 

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

2 colheres de sopa de chocolate do padre

1 pacote de bolacha maizena

1 colher de sopa de margarina

pavedebrigadeiro1

 

Primeiro, vamos preparar o famoso brigadeiro. Misture em uma panela o leite condensado, o chocolate em pó, e a margarina. Mexa em fogo baixo se você gosta dele bem lisinho, ou em fogo alto se você gosta dos queimadinhos que se misturam no brigadeiro (eu AMO), até ele começar a desgrudar da panela.

pavedebrigadeiro2

 

Depois do brigadeiro pronto, é hora de montar o pavê. Pegue uma travessa, e coloque uma camada de bolacha.

pavedebrigadeiro3

 

Cubra com brigadeiro, e faça mais uma camada de bolacha. Eu usei praticamente meio pacote de maizena, pq eu sou mais fã do brigadeiro, mas se você gosta da bolacha pode colocar o pacote inteiro.

pavedebrigadeiro4

 

Cubra a última camada de bolacha com brigadeiro e voilá! O granulado é opcional, eu gosto!